Muitos empreendedores precisam da ajuda de investidores para impulsionar o crescimento de suas empresas, mas como convencê-los a investir no seu negócio? O Elevator pitch é uma grande ferramenta para você que quer mostrar aos investidores sua organização, serviços e a forma com que resolve os problemas de seus clientes.
No entanto, um discurso mal preparado fará com que você perca a oportunidade que procura. Existem vários erros que você deve evitar, mas há um que você deve evitar a todo custo.
Na Habillis + Netsoft te mostramos como evitar o erro mais comum em discursos para que você fisgue os investidores. E também te ensinaremos o que fazer para melhorá-lo.
O pior erro que você pode cometer em seu discurso não é arruiná-lo, mas sim desistir. É normal se sentir nervoso quando está apresentando sua empresa (e muito), mas cuidado quando estiver falando com grandes investidores que esperam uma boa proposta.
Em uma situação como essa é fácil se sentir preocupado, com a voz um pouco trêmula ou imaginando o que os ouvintes vão pensar. É natural que erros sejam cometidos, mas você deve achar uma forma disso não te abalar. A pior situação é quando você se equivoca em uma ou duas ocasiões, tem um “branco” e decide não continuar falando por conta do ocorrido no momento.
Segundo a Entrepreneur essa é a pior situação que alguém pode experimentar. No programa Elevator Pitch, um fundador apresentou sua proposta e em menos de 30 segundos teve um “branco”, os nervos o consumiram e depois ficou em silêncio.
Tendo em vista esta difícil situação, três investidores mencionaram a importância de não desistir. Sempre tem muitas oportunidades de voltar ao caminho, reordenar suas ideias e seguir apresentando a proposta.
Se isso acontecer com você, continue, não deixe que os nervos te dominem, respire e siga apresentando seu negócio. Depois de tudo, os investidores esperam escutar sobre oportunidades para investir e aumentar seus lucros.
Neste ponto você deve estar se perguntando: Como posso evitar que isso aconteça comigo? Abaixo te daremos três dicas que irão te ajudar a melhorar seu discurso a fim de impressionar os investidores.
O primeiro conselho (e provavelmente o mais óbvio de todos) é: praticar. Para apresentar um discurso convincente, você deve conhecer o suficiente sobre o que vai falar. Não estamos falando de decorá-lo, já que isso faria com que o discurso pareça muito robótico e ensaiado, o que irá causar uma má impressão.
Na verdade, especialistas discordam sobre a memorização destas apresentações. A ideia é que soe natural, como uma parte orgânica de você, sem parecer forçado. Para fazer isso, os profissionais recomendam várias formas de prática:
Em todos os momentos é importante manter a calma, não falar de forma apressada, respirar e tomar pequenas pausas durante o discurso. Graças à prática, você gozará de benefícios como:
Você deve ter em mente que os investidores não são todos iguais, dependendo de sua área ou função, eles estarão mais interessados em um tipo de informação do que em outro. Por esse motivo, seu tom não deve ser sempre o mesmo.
Por exemplo, os investidores de capital de risco são mais minuciosos e confiam mais em detalhes, números e riscos potenciais. Por outro lado, os investidores-anjo são indivíduos com patrimônio líquido, portanto, são mais rápidos em agir. Com eles, é bom falar mais sobre o quadro geral e o mercado que você está segmentando.
Atualizar seu discurso com base em para quem você o está lançando lhe dará uma chance melhor de obter um sim. Você pode obter informações online ou perguntando a outros fundadores que falaram com eles, a fim de descobrir o que eles esperam ouvir ou o que os faz dizer sim ou não.
Forbes indica que a primeira impressão é feita nos primeiros 7 segundos da reunião. Além disso, os psicólogos Janine Willis e Alexander Todorov, de Princeton, mostraram que leva apenas um milésimo de segundo para obter uma primeira impressão de alguém, basta um simples olhar.
Os investidores estão muito atentos ao que você vai dizer, porque eles querem ouvir quais problemas sua empresa resolve. Dessa forma, eles saberão se é lucrativo para eles e se vale a pena dar seu dinheiro.
Para isso, é fundamental mencionar em seu discurso que tipo de desafios você é capaz de resolver, para quem e como o faz. Você pode fazer isso incluindo histórias que apoiem seus pontos, como resultados bem-sucedidos de seus produtos ou serviços e números que afirmem isso.
Você também deve incluir sua vantagem competitiva, ou seja, o que o torna único no mercado. Se sua empresa é de um mercado específico, o que você faz para ser inovador? Por que seria a melhor opção em relação às outras?
Além disso, queremos perguntar: como você obterá essas métricas precisas? Na Habillis+Netsoft, como parceiro nº 1 da Oracle NetSuite na América Latina, recomendamos a ajuda de um ERP. Sua inteligência de negócios o ajudará a preparar e apresentar suas estatísticas com base em dados reais do seu negócio.
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